Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2017

O lado bom da igreja

De origem grega, a palavra 'igreja', ao pé da letra, significa um chamado 'para fora', e simboliza as assembleias, que reúnem-se para diversos fins, ligados à ideia de culto a Deus. Está intrinsicamente unida à palavra 'religião', do latim 'religare' ("religar", o homem a Deus). Igreja, em conceitos mais amplos e populares, pode ser tanto o templo de pedra quanto o corpo humano, ou uma filosofia religiosa mais abrangente, como o cristianismo e suas vertentes. É o que acontece, por exemplo, quando falamos de igrejas católicas, evangélicas, entre outros termos. Em tempos de intolerância, tanto a palavra 'igreja' quanto 'religião' geram arrepios em muitos, em parte pelo preconceito que existe em relação ao pensamento religioso, considerado conservador. Porém a pergunta que fica é sobre a importância do que é tido como conservador para que haja as bases sólidas da sociedade. Embora questionados, os modelos que hoje temos dific...

Em um dia comum...

Imagem
Feriado, 15 de novembro. O ano acabando. As reflexões começam a brotar de forma ininterrupta. Embora isso me ocorra durante o ano todo. Filosoficamente, enriqueci bastante. Minha vertente realista ganhou ainda mais força, e mergulhei nos estudos depois de uma jornada empreendedora, frustrada. Mas entrando no campo da filosofia, finalmente... Como em todos os anos, temos a mania, boa ou não, de relembrar os seus modismos... E um ser que 'bombou' em 2017 me 'acertou' em cheio: o doutor Leandro Karnal que não, não escapou impune às minhas dores. Depois de anos vividos sob a égide da reflexão filosófica, vou concebendo que ela é como medicina para a alma. E Karnal me faz bem, como se fora um médico. Como já fez Cortella. Ou como o fazem os Provérbios bíblicos. Acho necessário sempre descobrir gentes, e a meu favor tenho a alegar que, antes de ser moda brasileira, a filosofia já despertava minha atenção. Estou apaixonada pelo realismo contente que há nela. Encontrar a mente ...