O exemplo japonês

É de sapiência nacional que a colônia japonesa é uma das mais organizadas fora de seu país, e que por aqui assumiu um papel importante no desenvolvimento de várias cidades. Por consequência, é significativa sua participação na própria nação, através de um comportamento um tanto quanto diferenciado: valorizam os estudos ao extremo, destacando-se nas escolas públicas, privadas e nas faculdades. No comércio, sua marca registrada são os negócios familiares e, em todas as atividades, percebe-se que o esforço pessoal é incentivado. Corroborando com as informações captadas, foi publicada hoje esta matéria pelo Uol, revelando que estudantes de pai e mãe descendentes de japoneses, chegam a estar um ano à frente dos demais alunos nos estudos de matemática das escolas públicas. 
Por estes e outros fenômenos, a filosofia que os nipônicos adotaram, em especial inseridos em nossa cultura, merece muitos estudos de caso, mas, numa breve e rápida consideração, pode-se perceber que, para além das religiões que praticam, há algo no espírito japonês que falta à maioria dos países, incluso alguns outros orientais. O japonês é um povo lutador por essência e com um espírito de pátria diferenciado. Para eles, os seus não podem perder dignidade, devem ter seu espaço e a oportunidade de conquistar. Porém, para isso, ao invés de uma postura paternal-socialista, demonstram entre si que podem ter o melhor da vida, se lutarem por ela. É esse espírito guerreiro que tem faltado no mundo, em países pobres que poderiam estar muito além de onde estão. No Brasil miscigenado, estão nas colônias os exemplos maiores de base cultural e união que se assemelhariam a um senso válido de nação. Pena, muito pena. Mas nossas bases e identidade cultural ainda são muito confusas e, portanto, tão moles quanto gelatina. Sua solidificação, ao que parece e ainda sendo otimista, deve levar ainda séculos para se fazer real. O que resta a cada um de nós todos, brasileiros? Seguir ou honrar tais exemplos, fazer o nosso, para acelerar esse processo.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em um dia comum...

Borderline... Será?!

Poxa, vida... Um pouco de bipolaridade, border, esquizofrenia, síndrome de asperger e tdah, tudo misturado